sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Nuggets de unha de galinha com sola de sapato? Não praticamos.

Tudo começou na festa de aniversário de uma amiga coreana do Noah.


No primeiro minuto da festa o rapaz já havia se debandado, levando consigo a pequena meliante irmã. De longe eu conseguia ver Noah correndo em direção à piscina de bolas e Luna correndo em direção a um bebê qualquer, com o nítido objetivo de puxar-lhe as orelhinhas coreanas.


São ingratos os filhos da gente. Na hora que mais precisamos eles nos deixam sozinhas em meio a uma festa onde ninguém fala inglês.


Não, não é que o povo na festa não falasse inglês, falavam. Mas o inglês deles havia sofrido algum tipo de mutação inexplicável. Ele era confuso, solto, descontextualizado. Nesses termos:


(eu) - Oi, você sabe onde fica o banheiro?


(coreano) - Eu sei, eles crescem muito rápido mesmo.


(eu)- Você sabe onde posso colocar o presente?


(coreano)- Chocolate, morango e baunilha - uma delicia!


***


Sozinha e abandonada à própria sorte eu sentei e fiz o que uma mãe bem madura faria: fiquei fingindo checar coisas importantes e inadiáveis no celular.


Lá pelas tantas me passa um rapazote com bandejas de nuggets. Foi sentir o cheiro nuggetiano que os pequenos famintos reapareceram do buraco negro, e se arremessaram por cima das bandejas, destruindo casas e deixando feridos e desabrigados. Valei-me.


Na mesma hora veio à cabeça a frase padrão que marido usa quando vê um nugget de frango na sua frente "esse negócio aí tem tudo, menos frango".


Fiquei imaginando como haveria de ser a fábrica de nuggets.


Lá há de existir o Senhor dos Nuggets, um homem brabo e picareta, de cujas narinas saem esguichos de gordura trans. Ele grita frases de ordem enquanto trabalhadores jogam carcaças, unhas e bicos de galinha em um grande triturador.


- Senhor dos Nuggets, Senhor dos Nuggets! Todas as cartilagens galináceas acabaram.O que vamos jogar no triturador agora?


- Ora, pois que joguem guarda-chuvas!


- Solas de sapato mocassim!


- Cheques sem fundo!


No triturador de frango há mesmo de tudo: peruca, carcaça, calcinha, hormônio, gordura localizada e até a espada do He-Man. Só não tem frango.


Dos rincões da grande fábrica é possível ouvir os gritos das galinhas empoderadas, que promovem passeatas e manifestações do lado de fora. Elas exigem que a Anvisa impeça a utilização dos nomes frango, galinha, aves e galináceos das embalagens de Nuggets:


"Parem / parem / parem / essa porra não é carne"


"Ula / ula / ula / essa merda é guarda-chuva"


***


Terminada a festa eu fiquei lembrando de todos os nuggets caseiros que eu já tinha tentado fazer. Não vou mentir pra vocês: todo-ele ficava sem graça, ficava borocoxô, ficava sem croc-croc.


Até que achei uma receita gringa que mudou minha vida pra sempre: adaptei aqui, mexi ali e voilá: nuggets feitos com farinha integral, farelo de arroz integral, e otras cositas do bem.

Saudável, super fácil e - juro pela pintadinha - CROCANTE. 

Eu tenho preparado em quantidades maiores. Daí congelo e de manhã - pluft - jogo na lancheira, acompanhado de lascas de bata doce e fruta.


Como sou companheira vou dividir a receita pra ver se cês largam desse negócio de dar sola de mocassim pas quiança, ó-ká?


***


Voltando à festa: lá pelas tantas Noah veio me perguntar se podia comer mais um daquele troço, eu digo:

"Cê que sabe, meu filho. Isso não é de deus e é feito de sola de sapato, mas quiser comer come".

Ele arregalou os dois olhões e saiu, com cara de reunião importante.

Deu dois minutos a aniversariante vem tirar satisfação comigo:

- O Noah tá dizendo pra todo mundo que os nuggets da minha festa são feitos de sola de sapato. E não são, eles são feitos de fran-go. Né?

- Não, senhora. Eles são uma mistura muito da canalha de cartilagem, unha, guarda-chuva e cheque sem fundo.

(Isso era o que eu GOSTARIA de ter dito. Mas como sou cagona AND prefiro evitar atritos diplomáticos com a Coréia,  eu apenas disse "Claro, querida, claro.")

***

Então bora pra receita. Anota lá, colega:


- 200 gr de peito de frango sem osso (daqueles de verdade, please)


- 100 ml de leite


- 1 dente de alho amassado


- 2 colheres de sopa de suco de limão


- 1 ovo


- Sal


- 1 colher de óleo de bem (óleo de coco, oliva extra virgem ou manteiga de boa qualidade).

- queijo parmesão ralado a gosto

- 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral


-  50 gramas de rice crumbs, o tal do farelo de arroz. Agora que o bicho pega. Será que isso existe no Brasil, Namaria? Se você não achar creio que dá pra usar outro farelo. Farinha de rosca!


Preparo:


1. Marinando o frango:


Corta o frango em pedacitos de mais ou menos 1,5 cm. Em uma tigela mistura o leite, suco de limão, alho, sal (pimenta, se quiser) e os cubinhos de frango. Leva pra geladeira, volta pro Facebook e deixa marinar até o outro dia.


2. Aqueça o forno a 200o.


3. Empanando o frango:


Coloca uma tigela com o farelo, o queijo, um pouquinho de sal e a colher de óleo (vai colocando aos poucos pra não empelotar).


Outra tigela com o ovo.


E a terceira tigela com farinha integral mais um pouquito de sal.


Tira o frango do marinado, passa na mistura da farinha integral, depois passa no ovo e por último na mistura de farelo. Faça isso com todos os frangos e leve para assar em uma assadeira que não gruda (anti-aderente, universitários?) Mais ou menos uns 15 minutos, virando os bichinhos de lado na metade do tempo.


The end.




[caption id="attachment_2303" align="aligncenter" width="484"]Este NAO é o meu nugget. O meu é mais lindo que esse três vezes. Este NAO é o meu nugget. O meu é mais lindo que esse três vezes.[/caption]

PS: eu estou em um fase irritantemente cozinhenta, é nuggets, é geléia, é pão, é caldo de carne, é tomate seco. Então é possível que este blog fique meio monotemático por uns tempos - mas depois volto a falar de sexo, prometo. Há!

50 comentários:

  1. Voce pode falar sobre qualquer tema, desde que ESCREVA ! Adooooro sua forma divertida de escrever. Fiquei imaginando voce, tão madura, fingindo que estava vendo coisas urgentes no celular. Eu já tentei fazer nuggets caseiros tantas vezes, já usei tantas receitas, que tô totalmente desacreditada pelas crias (e marido já fala: ih mais uma receita disso?). Então, como sou uma mãe que cria os filhos com total verdade AND sou muito madura, vou fazer o seu, colocar na caixinha que tem a cara da Magali na capa e eles hão de comer ! Te conto depois ! Só tenho que achar o substituto pra essa farinha chique orgânica que voce usa.....talvez linhaça, chia e outros da família sirvam. Oremos ! BJUS !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. me divirto com suas postagens, até uma simples receita me tira risos.
    Vou testar essa receita, pq ate hj as que testei são meio ruinzinhas,kkk

    ResponderExcluir
  3. ADORO suas postagens! Escreve mais pra gente!

    ResponderExcluir
  4. Amo quando vc dá notícias, Rô (sentiu a intimidade, neam?!)! Também tô numa fase bem conzinhenta. Receitas saudáveis são sempre bem vindas. Ah, aqui todos amamos o "sorvete" de banana! =)

    ResponderExcluir
  5. A parte do ...deixa marinando e volta pra ao Facebook eu amei.....
    Adorei a receitinha e vou fazer aqui......
    Bjusss

    ResponderExcluir
  6. Dona @Luciene Asta, usa farinha de rosca, boba! Qualquer pão velho serve! (disse a colega Camila)
    Mas, minas, o segredo está nesta sequência mágica:
    MARINADO - FARINHA INTEGRAL - OVO - FARINHA DE ROSCA.
    Façam e me contem?
    Beijos, gatas comentadeiras saudáveis vitaminadas.

    ResponderExcluir
  7. Ebaaaa! Adoro post novo!! ;) Também falo pro Mateus que isso aí não é alimento, é açúcar com corante, ou isso aí não é alimento, é porcaria moída com muito sódio pra você não perceber... e é engraçado que ele sempre desiste. MUAHAHHAHAHAHHA

    ResponderExcluir
  8. Começar a sexta-feira te lendo é mesmo uma delícia!!
    Demaaais!
    convida a coreana pra ir na sua casa comer nuggets de-ver-da-de e ela vai ver que aquele da festa era farsa! hahahahaha

    Sim, fale mais de receitas, de sexo, de relações diplomáticas e do lugar lindo que você posta enquanto os mosquitos não vêm! hahahaha

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkk melhor explicação DO MUNDO de como são produzidos nuggets!
    Pior que é bem por aí mesmo, já trabalhei num projeto de saúde animal para avicultura e eles foram taxativos numa palestra, "galinhas poedeiras ('adoro essa palavra') que já não servem mais pra botar ovos de qualidade, e demais galinhas velhas, viram nuggets e qlq alimento processado". Nojinho.
    Vou tentar sua receita qlq dia desses. :)
    Ah e estou esperando a receita do quitute fantástico que Noah comeu, preparado pelo pap... ops, pela mamãe. ;) Espero que faça parte desses seus posts gourmet.

    ResponderExcluir
  10. só esqueceu de mencionar que o frango tem que ser, como diz a Elis, "ûganico". porque galinha de granja também não é galinha. é uma bola de antibióticos e hormônios empenada.

    ResponderExcluir
  11. Olá Roberta! Conheci seu blog por meio da Bia Singer e simplesmente adoro seus posts! Vou tentar a receita dos nuggets aqui em casa, mas queria saber: mesmo assado eles ficam crocantes? Ou só frito mesmo? Como você costuma fazer? Obrigada e continue escrevendo sempre!

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Tô super nessa de fugir do que dá desses industrializados...

    Vou testar! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu uso pão dormido só pulsado no processador, pra ficar com textura irregular. Fica joinha pra empanar. beijo e parabéns pelo texto delicioso!

    ResponderExcluir
  14. ... faço realmente assim, com um ingredientezinho à mais: Sésame :) uma colher de sopa dentro da farinha de rosca :)
    Tb ja ouvi falar para colocar uma colher de fermento em po, pra ajudar no crocante... mas ainda nao testei :)

    Sexo? quem quer saber de sexo !? Da a receita da géléia que nois usa a imaginaçao! :) :) :) :)

    ResponderExcluir
  15. Aleluia!!! Post Novo.. Amo.. Bjus

    ResponderExcluir
  16. Providenciarei a receita semana que vem. Oba!!!

    ResponderExcluir
  17. hahahahaha

    * favor voltar LOGO pra postar a receita de NUTELA (acha que brasilêro não tem memória?)

    ResponderExcluir
  18. Já faz um tempo que venho por aqui ler seus post. Cheguei aqui pelo blog "vida materna", e foi paixão a primeira vista! kkkk Sempre checo pra ver se tem texto novo! ADOOOORO!
    Qdo descobri o piscar, passei dias lendo todos os posts antigos e me acabando de rir! Sério, li todos. Ou a grande maioria. Ah... o ócio!....
    Anyway... tudo isso só pra dizer que curto muito seus textos, me identifico com vários, e vou continuar vindo por aqui a espera de textos novos! Não demore tanto... pls!
    Bjs.
    Graci
    PS.: Ainda eh cedo pra testar a receita dos nuggets. Meu filhote só tem 7 meses, mas um dia irei! Prometo! rs

    ResponderExcluir
  19. danielle do olival15 de outubro de 2013 08:56

    adorei!
    moro ha 2 anos nos EUA e cada dia estou mais enojada e desesperada em conseguir comer o mais saudavel possivel...
    obrigada pela receita! vou tentar :)

    ResponderExcluir
  20. Saudades de vc, garota terrível! 'Bora tentar acertar essa receita e testar com os netos, bjs

    ResponderExcluir
  21. Identificando o comentário anterior.... Bjs

    ResponderExcluir
  22. Ai, aleluia uma receita de nuggets assado e crocante! Vou fazer este final de semana! Beijos! Amei a fase cozinhadeira, mesma coisa por aqui...tem saído geléia, requeijão, ricota, bolo, pão...afe!

    ResponderExcluir
  23. gente, to rachando de rir dos seus posts... ameiiiiii.... tô rindo alto ki nem loka sozinha... bjksssss

    ResponderExcluir
  24. aeeeeeeee! nao me importo que seja culinaria o assunto principal, desde que voce poste ja fico tao feliz...adoro o bom humor contagiante do seu blog. bjs.

    ResponderExcluir
  25. Roberta: Manda a receita de caldo de carne... estou louquinha para fazê-lo, mas já ouvi falar que é muito trabalhoso e meleca toda a cozinha, é verdade? Bjos

    ResponderExcluir
  26. Oi Roberta! bom dia!
    Gostaria de conversar com você sobre Cingapura. Para onde posso escrever?
    Estou precisando de umas dicas. Se puder ajudar, agradeço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Roberta.. saudades dos teus textos... Divertidíssimo!

    ResponderExcluir
  28. Um dia eu vou na tarde de autografos do seu livro vc vai ver!!!

    ResponderExcluir
  29. Seu blog é SENSACIONAL! Pleeease pleeease atualiza mais! Eu comecei a ler hje e não quero parar! - mas tenho que ir dormir porque por volta das 5 da matina meu dever me chama, ou melhor, meu bebê acorda. É isso... Só queria dizer que tô me divertindo (e tb já me emocionei) muito com seus textos! Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Oi Roberta,
    sou leitora assídua e seguidora no Instagram, mas nunca comentei. AMOOOO seu blog!! Fico lendo no trabalho e tentando não rir alto, mas às vezes não dá e uma gargalhada fujona escapa, imagine o mico! Adorei a história/ viagem de como são feitos os nuggets, sempre torci o nariz pra esse alimento! Não sei cozinhar, mas meu marido sabe, e vou pedir (ou mandar rsrsrs) ele fazer sua receita! Depois te conto se ficou bom!
    Bjus e não deixe de postar!
    Bianca

    ResponderExcluir
  31. Não me perdoo por ter encontrado este blog só agora mas pelo menos tive a sorte de descobri-lo!
    Parabéns, tudo o que eu li até o momento é, no mínimo, muito bom! Estou amando!

    ResponderExcluir
  32. Oi,

    seu blog é muito bom mesmo, leio sempre que posso!

    e como agora estou trabalhando na procura de blogs interessantes, assim como o seu, resolvi escrever para saber se estaria interessada em fazer algum tipo de parceria.

    O que acha?

    Obrigado, Noah.

    ResponderExcluir
  33. quer ser minha melhor amiga? eu a-do-ro e amo de paixão o seu blog! é - sem sombra de dúvidas - a maneira mais divertida de aprender sobre essa loucura boa que é a maternidade em todo o universo! muitos beijos!

    ResponderExcluir
  34. Eu só tenho uma coisa pra te dizer
    ou melhor, duas

    EU TE AMO
    QUER SER MINHA AMIGA????

    hehehehe
    comecei a ler teu blog desde o primeiro post. Li TODOS!!!! Gargalhadas altíssimas as duas da madrugada (coitado do marido!)
    Quando comecei a ler nao era nem tentante, agora sou mãezinha amiga esperando a cria!
    Completamente viciada nas tuas histórias!
    Quando crescer quero ser igual a você!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. A contar da foto das xícaras no Insta... tem baby novo on the way?!

    ÓTIMO 2014 pra nós. Saúde, amor, fé, paz, sonhos e metas realizados.


    Beijão, Rô!

    ResponderExcluir
  36. Cara, sensacional! Não bastasse estar sempre compartilhando de peito aberto as experiências mais loucas do mundo materno, ainda faz a gente rir de chorar!!!! Rsrs!

    ResponderExcluir
  37. Oi Roberta,

    so para dizer que hoje testei a receita, super facil de fazer, diga-se de passagem. Eu nao gosto e nunca gostei muito de frango, muito menos de nuggets, e com certeza esses industrializados deve ter tudo dentro menos o frango, adorei a teoria da sola de sapato! :-) Pois é, a receita fez sucesso aqui em casa, meu filho de 7 anos e marido adoraram, disseram que tenho que fazer novamente. Usei "farelo de pao" pois na ilhota onde moro nao achei o tal do farelo de arroz. Obrigada. Vou repetir o que todos falam, mas é verdade, muito legal o teu blog, adoro! um abraço.

    ResponderExcluir
  38. nao prestei atenção no "name" la em cima, apareceu anônimo mas o comentario anterior é meu, Carolina. :-)

    ResponderExcluir
  39. Camila, Marcelo e Max30 de janeiro de 2014 09:14

    O problema é que quando a gente começa a cozinhar coisas em casa (molho de tomate, nuggets ect) e descobre o quanto é gostoso, vira um vicio. Vou experimentar sua receita, depois te conto o resultado.

    ResponderExcluir
  40. Tem post novo não, gata? Tao divertido ler seus textos! =)

    ResponderExcluir
  41. Atualiza esse blog, vai!?
    Que saudades dos seus textos...
    Volta, volta!!!!

    ResponderExcluir
  42. Ah.. Não tenho a menor idéia de comi vim parar aqui.. Clicando aqui e ali cheguei.. Mas ó.. Amei seus posts.. Vc escreve de uma maneira que a gente não consegue parar de ler! Lindos os seus filhos!! E vc é genial!! Meus filhos estao grandes 16 e 10 anos.. Passei da fase de fraldas mas tenho muita saudade.. O que não me leva a pensar em ter o terceiro .. Nem pensar! Tudo de bom p vc e sua linda familia!! Bj
    Carol

    ResponderExcluir
  43. Oii, tudo bem? eu estou procurando pessoas que possam a me ajudar a fazer uma homenagem para o meu namorado, quero dizer a ele que o mundo todo sabe que eu amo ele, pois mês que vem fazemos 7 anos de namoro. E então estou pedindo para pessoas que moram fora me ajudarem, tirando uma foto na cidade que estão com um papel escrito: "Rafael, aqui (em tal lugar) todos sabem que a Mari ama você" .. é dificil pois não tenho muitos amigos no exterior, então tenho que parecer uma louca e pedir para estranhos, mas espero encontrar pessoas legais e a favor do amor que possam me ajudar!
    caso queira ajudar: marib_log@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself
    or did you hire someone to do it for you? Plz answer back as I'm looking
    to create my own blog and would like to find out where u got this from.
    appreciate it

    ResponderExcluir
  45. You are so cool! I do not suppose I've read through anything like this
    before. So nice to discover another person with some genuine thoughts
    on this topic. Really.. thank you for starting this up. This website
    is something that is needed on the web, someone with
    a bit of originality!

    ResponderExcluir
  46. Félicitations ou Parabéns pelo terceiro que vem ai, sempre dou uma olhada no blog pra ver se tem novidade!! Adorei o "acometida de amnésia materna grave, esqueceu de todos os perrengues", tens razão, a gente esquece tudo isso mesmo. A natureza é muito bem feita, se a gente nao esquecesse todos os perrengues, a raça humana estaria extinta. :-) Espero que com todos os novos acontecimentos, tu voltes a escrever aqui, desse jeito legal, engraçado, politicamente incorreto...me identifico muito. Um abraço, tudo de bom pra vocês!!!!

    ResponderExcluir
  47. quis dizer, apesar de todos os novos acontecimentos, espero que voltes a escrever aqui...Mas acho que todo mundo entendeu. :-)

    ResponderExcluir
  48. Poxa vida, sacanagem, você faz a gente virar fã dos teus textos e depois desaparece? Quanta maldade! Volta por favor!

    ResponderExcluir
  49. 1 ano e 7 meses sem dar notícias?!?! Volte!!!

    ResponderExcluir